Januária / MG - segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vídeo Colposcopia

Rastreamento do Câncer do Colo Uterino

   A alta mortalidade por câncer de colo do útero nos preocupa,  o que leva muitas mulheres procurar o ginecologista para a realização do "preventivo"  do “papanicolau”. No entanto o rastreamento para câncer de colo uterino não se baseia somente no raspado realizado pelo ginecologista do colo uterino e a realização do esfregaço para posterior análise do patologista.

O ideal é a realização do sistema tríplice de avaliação que consiste: citologia oncótica (o raspado ou esfregaço), a colposcopia e a biópsia quando necessário. 

 

O que é colposcopia?

È a visualização do colo do útero através de equipamento ( Colposcópio) que contém lente de vários aumentos para que possamos identificar melhor  áreas alteradas e se necessário realizarmos a biópsia para que o patologista consiga melhorar seu diagnóstico.

  

Vídeo colposcopia  é o exame do colo do útero usando aparelho (colposcópio) que contém um monitor (televisão) onde permite à paciente acompanhar com médico o seu próprio exame, permite ao médico mostrar  e comentar com a paciente as imagens visualizadas do seu  colo do útero, estas imagens podem  ser gravadas em um CD, que permite a paciente novamente visualizarem em sua residência, em um computador ou mesmo em um aparelho de DVD, serve para futuras visualizações e comparação com outros exames.  

No exame colposcópio permite se ainda, para ampliar as condições de diagnóstico, usar produtos que podem diferenciar de maneira mais clara, mais visível, áreas  que se ainda não é câncer certamente o será num prazo aproximado de dois anos,

Existe cerca de seis áreas diferentes, chamadas de áreas pré-cancerosas, a colposcopia é a arma ideal para conhecermos e distinguir estas áreas precocemente ainda com tempo de folga para tratarmos, antes que se torne câncer.

 

A primeira imagem a ser analisada é a do colo do útero natural, pode se necessário limpar secreção com soro fisiológico, 

   veja foto

Colo de útero normal

 

Na segunda imagem usamos um filtro verde ( artifício do colposcópio) para analisarmos a vascularização do colo do útero ( os vasos sanguíneos do colo do útero procedem de maneira diferente em diferentes patologias)

            veja foto

            

 

               

Na terceira imagem utilizamos a prova do ácido acético,  exame de extrema importância

     Veja foto.

   

Alterações de coloração do epitélio após aplicação de ácido acético a 5%. As vilosidades colunares ficam esbranquiçadas e o avermelhado do epitélio colunar é apagado. 

 

Na quarta imagem, fazemos a prova de Schiller,   é uma solução iodetada que permite ao ginecologista observar as células que não coraram e que provavelmente apresentam  alguma alteração e, portanto devem ser avaliadas com mais cuidado.

 

Veja foto.

 

Área iodo negativa, ou seja, não corada pela solução iodetada.

Teste de Schiller POSITIVO

Deve ser acompanhado pela  colposcopia e posterior se necessário biópsia.

 

Quando fazemos um rastreamento adequado dificilmente deixamos que o câncer de colo do útero se instale de forma a se tornar irremediável.

Temos que conhecer para podermos perguntar sobre a nossa saúde.

  

 Imagem de ectrópio 

  

Ectrópio - vulgarmente chamado de "feridinha", principal causa de ação hormonal e diante de vida sexual ativa deve ser realizado a cauterização  quando atinge grandes dimensões como da figura.